DI - Estrutura e Planejamento


Sumário:
[ SIG ]
[Adm de Dados ]
[ Adm de Redes ]
[ Suporte ]

Divisão de Sistemas
Atividades:
  • identificação das reais necessidades da organização e determinação de alternativas de solução, através dos recursos oferecidos pela informática;
  • analise das rotinas e fluxos de informações;
  • gerencia e manutenção dos sistemas de informação existentes;
  • propor soluções viáveis para o processamento automático de dados e de opções que garantam desempenho adequado dos sistemas de informações.

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)
Objetivo: Possibilitar uma visão estratégica da Universidade e facilitar a gerência das atividades operacionais e os trabalhos de planejamento e organização através da produção de informações consistentes e relatórios estruturados e resumidos.

O SIG pode ajudar a responder, por exemplo:

  • qual o grau de eficiência dos cursos da Universidade (os parâmetros deverão ser especificados);
  • qual o número médio de alunos concludentes do curso X ao longo dos últimos 5 anos;
  • qual a conveniencia de duplicar os horários de uma turma em função de determinados parâmetros (Matrícula + Dados históricos de desistência+Disponibilidade de Professores);
  • quais os Professores com dedicação exclusiva e disponibilidade de tempo em um periodo considerado.

Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Objetivo: Disponibibilização das informações globais da organização.
Apresentam os dados de forma agregada, porém, com a possibilidade de detalhamento dos dados ("drill-down"). => Visão estratégica
Características
  • Interface gráfica e intuitiva
  • Integram várias fontes de dados
  • Com contextos (séries históricas, comparações, etc), é essencial que as informações sejam atualizadas
  • Informações que podem ser obtidas:

    • Qual a Unidade com maior relação entre número de alunos e número de professores?
    • Quais os Cursos com maior índice de evasão nos últimos 5 anos?
    • Dados comparativos da Instituição com outras entidades.

    Sistemas de Automação de Escritório (SAE)

    Contribuem para eficiência e racionalização das atividades administrativas, melhoram a comunicação e ocontrole de processos.

    • Editoração
    • Correio eletrônico
    • Grupos de Trabalho ("Groupware")
    • Multimídia e Videoconferência

    Divisão de Dados

    Um sistema de informações para ser implementado necessita de dados porque estes são a matéria-prima que o nutre.

    Fundamentalmente, esta área deve ter como função o gerenciamento, a manutenção e o refinamento dos dados considerados como patrimônio ou bem da instituição.

    A Divisão de Dados é responsável pela administração e manutenção dos SGBD e das bases de dados e engloba as seguintes atribuições (arquitetura ANSI/X3/SPARC):

    • Definição e modelagem dos bancos de dados a serem implantados
    • Implantação, instalação, manutenção e refinamento dos bancos de dados
    • Implementação de alterações na estrutura dos bancos para expansão e adaptações de sistemas.
    • Coordenação e orientação dos desenvolvedores e programadores quanto ao uso dos aplicativos e ferramentas disponíveis
    • Suporte ao usuário na solução de problemas
    • Monitoramento e identificação de eventuais falhas e ocorrências para aperfeiçoamento dos bancos de dados
    • Contato com fornecedores de software para solução de problemas quanto às ferramentas / aplicativos adquiridos
    • Efetivação dos back-ups e outros procedimentos de segurança dos dados armazenados
    • Implantação de procedimentos de restrição de acesso e utilização dos bancos de dados corporativos
    • Preparar relatórios de acompanhamento do trabalho realizado.
    • Participar, quando for o caso, dos processos de análise e solução de problemas na área de TI
    • definição dos modelos conceitual e lógico;
    Objetivos :
    • garantir o uso estratégico da informação;
    • manter atualizados os modelos de informação;
    • otimizar o sistema de informações da organização.
    Premissas:
    • Visão estratégica das atividade da Organização;
    • Conhecimento das técnicas de planejamento e modelagem de informações
    • Capacidade de coordenação e organização
    • Interação com a pesquisa e desenvolvimento.
    • Acompanhamento das novas tecnologias (orientação a objetos, integração BD/Web, data warehouse, data mining, EIS, OLAP, etc.).
      possibilidade de decidir sobre a implementação das novas tecnologias que permitirão maior eficiência no tratamento e uso das informações.

    Divisão de Redes Sistema proposto - Arquitetura
    Atividades:
    • Administrar e manter em perfeito e constante funcionamento a Rede UECENET, a conexão com a INTERNET e a INTRANET/ UECE
    • instalar e configurar os equipamentos autorizados para operação em rede
    • Instalar, configurar e manter os sistemas e ambientes operacionais de rede, bem como, todos os serviços implementados.
    • Pesquisar soluções de tecnologia visando o desenvolvimento e implantação de novas ferramentas.
    • Prover o suporte de nível avançado para apoio aos Usuários Institucionais.
    • Efetuar a manutenção da infra-estrutura e dos protocolos de rede.
    • Criar e implantar procedimentos de restrição de acesso à rede.
    • Manter o Provedor/UECE e seus diversos serviços.
    • Manter o nível de segurança da rede através da monitoração e identificação de eventuais falhas de segurança.
    • Contatar fornecedores de software para solução de problemas quanto às ferramentas / aplicativos adquiridos.
    • Efetuar os back-ups e outros procedimentos de segurança usuais na sua esfera de atuação.
    • Preparar relatórios de acompanhamento do trabalho realizado.
    • Participar, quando for o caso, dos processos de análise e solução de problemas na área de TI

    Divisão de Suporte ao Usuário
    Com a pulverização e distribuição dos recursos computacionais concentrados antigamente, nos CPD,s e, hoje, conectados remotamente em rede, as atividades de suporte se tornaram mais abrangentes.
    Para manter essa complexa estrutura funcionando a DSup:
    • proporciona o suporte e orientação ao usuário institucional de informática na UECE nas áreas de hardware, software  e redes.
    • coordena e mantém as atividades operacionais e o funcionamento dos equipamentos do DI.
    • assessora a Direção do DI nos assuntos relacionados com aquisição, recebimento, manutenção e controle dos Recursos de TI.
    • realiza o controle dos Recursos Computacionais do DI e do SIG/UECE
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